Reunião do CONSAD 25/11/2015

Relato da décima primeira reunião do conselho de administração – CONSAD 25/11/2015

A reunião não contou com a presença do Ministro e presidente do Conselho Edinho Silva e

iniciou com informes do Diretor Presidente Américo Martins.

-Orçamento: corte de 20% e que estão adequando esse montante em cortes de programas,correspondentes e pessoas jurídicas.

Ponderei que não podemos ter cortes em programas de baixo custo e aqueles que são produzidos por empregados do quadro.

-Greve: Américo falou sobre os pontos acordados junto ao TST.

Pedi a palavra e me dirigi ao assessor do Ministro que o representava, disse que causou indignação por todos nós empregados e empregadas, a declaração feita a impressa pelo ministro, onde ele alegou falta de capacidade dos empregados em produzir e apresentar conteúdos, pedi que chegasse até o Ministro a informação que produzimos excelentes produtos em todos os veículos, inclusive muitos são premiados, que temos pessoas capazes e sabem fazer, o que falta é oportunidade, falei também que é muito ruim para a EBC sair negativamente em notas de jornais , quando da indicação do Ministro de seu assessor citado em delação premiada para assumir uma superintendência da EBC.

Sobre as clausula de ocupação das funções 70/30, eu disse que não precisa um juiz determinar o que é responsabilidade da direção em fazer, cobrei de como será feito essa substituição de 40 funções para atingir o percentual, o conselheiro e diretor presidente Américo Martin disse que será feita uma norma e garantiu PSI, cobrei também a Política de ocupação que o Conselho precisa aprovar.

Cobrei que não seja reajustados os valores das funções, o Diretor de Finanças esclareceu que o Juiz da audiência de conciliação não acatou esse pedido por entender que haja isonomia, ratifiquei que existe uma diferença muito grande entre os valores das funções e os salários base e precisamos achar uma solução para essa disparidade o Diretor garantiu que será realizado estudo para essa diminuição e será apresentado ao Conselho de Administração.

Sobre a clausula de assédio também coloquei que a direção já deveria ter adotado providência estabelecida pela comissão de ética, e que ficou muito ruim para a direção que essa clausula fosse denominada por empregados com o nome de uma pessoa quem vem praticando assédio a muito tempo na empresa, a conselheira Érica Andrade ratificou que é inadmissível que se tenha nos quadros da EBC esse tipo de empregado.

-Expansão do Sinal: O Diretor presidente trouxe novidades sobre a expansão do sinal, que começa esse ano dia 9 de dezembro a transmitir em nossa faixa para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão e está previsto para 2016 chegar a 31 cidades com mais de cem mil habitantes, foi debatido a qualidade dos canais já que teremos, TV Brasil, TV NBR, TV Escola, TV Saúde, além do Brasil 4D, está garantido o sinal de melhor qualidade para a TV Brasil.

-Contrato Venâncio 2000. Foi renovado o contrato até 2020, as vagas cedidas sem custo para a EBC saltaram de 200 para 300, questionei se a direção fez proposta para que esse montante de vagas poderia ser revertida em desconto no valor do aluguel, disseram que não, cobrei então que essas vagas sejam distribuídas sem privilégios, o diretor de finanças se comprometeu a mudar a norma de utilização das vagas, adotando critérios claros.

Cobrei também a questão dos elevadores de carga para os empregados e terceirizados que estão sujeitos diariamente a subir e descer vários lances de escada carregando muito peso, prejudicando sua saúde.

Cobrei também acompanhamento sobre os problemas enfrentados com vazamentos e queda de forro sobre equipamentos e trabalhadores, que tenha penalidade ao condomínio.

Argumentei os custos elevado que temos com esse aluguel e que se faz necessário estudos e parcerias para construirmos nossa sede própria e também nossas regionais.

Pedi informações sobre os apartamentos funcionais e sua utilização, hoje são quatro ocupados, sugeri a possibilidade de alugar esses imóveis a valor de mercado e reverter para a EBC e também critérios claros de ocupação, irão fazer norma especifica sobre utilização com base em decretos que regulamenta a utilização desses imóveis funcionais.

Deliberamos sobre a participação da presidenta do Conselho Curador em nossa próxima reunião.

Cobrei que a empresa crie um banco de talentos, pois temos profissionais capacitados em áreas fora de sua atuação e muitos que podem assumir funções.

Questionei o contrato da Valle Video que vem apresentando um aumento significativo, perguntei se a SECOM tem repactuado esse aumento e se estão utilizando o contrato para terceirizar diretores de fotografia e equipamentos para pronunciamento oficial,

o Diretor da Vice-presidência levará na próxima reunião as respostas aos conselheiros e conselheira, e também informações sobre o contrato da SECOM com a EBC.

Edvaldo Cuaio

Representante dos Empregados(as) no CONSAD

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: