Relato da Nona reunião do CONSAD

Deixe um comentário

2 de outubro de 2015 por edvaldocuaio

Relato da Nona reunião do Conselho de Administração da EBC – CONSAD – 30/09/2015

Mais uma vez a reunião não contou com a presença do Ministro e presidente do conselho Edinho Silva, participaram a conselheira Érica Andrade, e os conselheiros Emiliano José e Américo Martins, além do Diretor de Finanças Clóvis Curado o Diretor vice-presidente Sylvio Júnior e a Secretária Executiva Regina Silvério.

O Diretor-presidente informou ao colegiado, comunicado do DEST que orienta todas as estatais a manter o número de empregados contratados ainda que a empresa não tenha atingido o quantitativo autorizado.

Alertei sobre a ocupação dos cargos de livre provimento, a EBC não está obedecendo norma interna e orientação do DEST que determina a ocupação por empregados do quadro e seu quantitativo, a meu pedido apresentaram as portarias e curriculun de todos os contratados nos últimos quadro meses para esses cargos, orientei a direção que a ocupação tem que ser por empregados e empregadas do quadro e precisa ser feita por PSI e ter os mesmos critérios de exigências dentro do processo seletivo, para aqueles que não são do quadro.

O Diretor-presidente Informou também que a direção apresentou para o DEST a estrutura do plano de Cargos e Salários para alinhar possíveis problemas, ainda não está aprovado na DIREX mas disse querer aprovar na DIREX e encaminhar para o CONSAD até a próxima reunião no fim deste mês e por fim aguardar a aprovação do DEST.

Pedi a palavra e disse aos conselheiros e a diretoria que os empregados e empregadas aguardam a mais de três anos por esse plano e que ele precisa valoriza a carreira de todos, a EBC não pode continuar a valorizar somente as funções onde existe uma diferença exorbitante entre o salário de entrada e os cargos de confiança.

O Diretor de Finanças apresentou os números e cortes do orçamento, hoje temos um déficit no repasse do tesouro em torno de 14 milhões o que está implicando em atrasos de pagamentos para vários serviços. Para 2016 a previsão de corte é de 42,3 milhões.

Falei que os cortes não podem atingir investimentos, infra-estrutura e produções que inviabilizem a EBC a cumprir sua missão que é ”criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas”.

Alertei que a empresa não pode continuar com os problemas infra-estrutura que afetam a agência, portal e outros sistemas que colocam a empresa em risco operacional e distribuição de conteúdo.

Novamente alertei sobre economizar nos contratos que não estejam alinhados com nossa missão, disse também que o contrato que está em negociação com o venâncio 2000 precisa de ajuste para economizar, tornando o número de vagas hoje destinadas para aqueles que tem cargos em função em valor de desconto no contrato e que o principal é resolver as questões dos elevadores onde colegas sobem e descem vários lances de escada com equipamentos pesados e garrafões de água.

Edvaldo Cuaio

Conselheiro – Representante dos empregados e empregadas no CONSAD.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: