Relato da oitava reunião do Conselho de Administração da EBC/CONSAD

Deixe um comentário

5 de setembro de 2015 por edvaldocuaio

A reunião não contou o a participação do Ministro e presidente do Conselho Edinho Silva, por ser o mais velho com mandato no conselho presidi a reunião.
Foram empossados os novos conselheiros, Erica Andrade representante do Ministério do Planejamento e Emiliano José representante do Ministério das Comunicações.
Desejei boas vindas aos novos conselheiro(a) e disse que os empregados da EBC vem desempenhando sua tarefas com visão de comunicação pública, basta ver a quantidade de prêmios que a EBC recebe na TV, Rádio,Agência e Portal.
Foi aprovado o direcionamento estratégico da EBC 2022, onde pedi a participação
e envolvimento dos empregados.
Extra pauta foi aprovado o nome de Ricardo Melo como novo diretor de jornalismo, ele foi apresentado ao colegiado e fizemos alguns questionamentos, ele disse que aceitou o convite por entender que pode colaborar com o projeto de comunicação pública, disse ainda que não vai fazer um jornalismos chapa banca e quer trazer elementos novos para nosso jornalismo e conta com isso com os empregados e espera valorizar sempre o “chão de fábrica”.
Foi apresentado ao conselho relatório gerencial do primeiro semestre de conteúdo e programação e também de gestão e relacionamento.
Pedi que a direção reative o projeto de interatividade desenvolvido por engenheiros da EBC e que foi descontinuado com a chegada do Brasil 4D, a empresa precisa separar o que é interatividade para atender serviços de governo e interatividade voltada para o cidadão com informações de caráter público.
Alertei sobre conflitos éticos que temos na EBC e que se faz necessário norma clara de sindicância e com a participação das representatividades dos empregados em sua elaboração, pois a cultura de sindicância na empresa e de ser punitiva somente para empregados.
Novamente pedi que a direção crie critérios do nosso valor interno de produção, não podemos usar equipe e equipamentos em produções com preços altos sem apontar nosso custo, também alertei que a direção precisa rever o valor de contratos com preços elevados e que estão para renovar, como Papo de Mãe e Observatório da Imprensa entre tantos outros, nesse momento de cortes de orçamento é necessário economizar, tive o apoio da conselheira Erica que também pediu atenção aos gastos.
Sobre contratos onde é dispensada licitação pedi esclarecimentos sobre a justificativa de contratar jornalistas, apresentadores e produtores, já que a EBC tem em seus quadros profissionais capazes para realizar essas tarefas, disse que a EBC precisa valorizar seus empregados dando oportunidade a todos através de PSI.
Novamente cobrei que a direção da EBC cumpra a determinação do DEST para que a ocupação de cargos em função seja de 70/30, 70% de empregados do quadro e 30% livre provimento, mas o entendimento da empresa é que esses 70% seja empregados concursados da administração pública, o que diminui muito o efetivo de empregados do quadro na ocupação dessas funções, a conselheira Erica que é a representante do Ministério do Planejamento disse que vai cobrar o cumprimento dessa determinação do DEST.

Edvaldo Cuaio
Conselheiro, representante dos empregados(as) no CONSAD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: